Formulário 02
PLANEJAMENTO
PEDAGÓGICO POR TURMA PRIORITÁRIA
Segundo Semestre Letivo de 2012
(Deverá ser preenchido 1 (um)
formulário para cada turma prioritária)
I.
Identificação da escola
UF: MS
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Município: CAMPO GRANDE
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Escola: E.E. PROFª CÉLIA MARIA NÁGLIS
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II.
Identificação da Turma Prioritária
Etapa de Ensino/Ano: 5º
Etapa de Ensino/Ano: 5º
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Turma: B
Turma: C
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Turno: MATUTINO
Turno:
VESPERTINO
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III. Responsáveis
pelo Planejamento Pedagógico dessa turma
Coordenador pedagógico (matutino): CLAUDETE SOARES DE ANDRADE SANTOS
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E-mail: claudtesas@uol.com.br
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Tel: 3314-9012
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Coordenador pedagógico (verpertino): CLAUDETE SOARES DE ANDRADE SANTOS
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E-mail: claudtesas@uol.com.br
|
Tel: 3314-9012
|
Coordenador pedagógico (noturno):
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E-mail:
|
Tel:
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PROGETEC: VANESCA FERREIRA LIMA MARTINS
|
E-mail: profvanesca@yahoo.com.br
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Tel: 3393-7430 / 9106-1575
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Professores envolvidos no projeto
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Professor (es) MATUTINO:
EVA SOARES VIEIRA DE OLIVEIRA
LEDEMAR CESAR DA SILVA
NILZA NANTES DA SILVA
ELIANA SIL GARCIA DOS REIS
Professor (es) VESPERTINO:
EVA SOARES VIEIRA DE OLIVEIRA
LEDEMAR CESAR DA SILVA
PATRICIA FRANCIELLI MOTTA
MARIANE REGO NILO
|
Disciplina (s):
REGENTE
ED. FÍSICA
PROD. INTERATIVA
ARTE
Disciplina (s):
REGENTE
ED. FÍSICA
PROD. INTERATIVA
ARTE
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IV.
Justificativa
As turmas do 5º ano B matutino e 5º ano C vespertino
é uma turma mediana para boa, mas foi decidido em consenso com a direção coordenação e professor
regente que o projeto conecta 2012 com o tema Trânsito na Escola será
trabalhado com essas turmas prioritárias por causa da prova do saems e para elevar o IDEB da escola assim
aumentando o ensino aprendizagem dos alunos e que as notas abaixo da média
possa aumentar com o desenvolver do projeto.
O “Projeto Trânsito na
Escola” busca “contribuir efetivamente na preservação, na redução dos
acidentes e auxiliar na conscientização e conhecimento quanto à proteção da
vida, para a paz no cotidiano dos espaços rurais e urbanos. Também tem como
meta levar ao entendimento dos educandos, a importância e a relevante prática
que se faz necessária no bom relacionamento de todos os cidadãos que fazem
parte do trânsito, bem como a devida e indispensável atenção e respeito, para
que haja a harmonia tão almejada, os bons hábitos e as atitudes adequadas”
(Bogue et al., 2008).
Descrição da realidade da turma que justifique a elaboração do projeto de ensino e aprendizagem:
R.
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V. Gráfico da situação atual da turma
Análise das notas da turma nos
últimos dois bimestres. Considerar a quantidade de alunos acima da média, na
média e abaixo da média.
ESTÁ
EM ANEXO OS GRÁFICOS E AS INTERVENÇÕES QUE SERÃO FEITAS NAS TURMAS.
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VI. Objetivos da
utilização das tecnologias educacionais e recursos midiáticos com essa turma
Objetivos de aprendizagem:
- Proporcionar aos
estudantes conteúdos de trânsito e sugestões de atividades capazes de
desenvolver habilidades de observação, comunicação, movimento e postura
corporal.
- desenvolver
procedimento éticos quanto á segurança da vida no trânsito, na condição de
pedestre, ciclista, passageiro, motorista e motociclista.
- Desenvolver os
valores essenciais à vida plena e à convivência socialmente justa por meio da
Educação e do Ensino para o Trânsito.
Destacamos que esses objetivos
específicos desse Projeto se baseiam principalmente em Lobo (2008) e Vieira
et al. (2008), e são:
- Identificar a Educação para o
Trânsito como fator de segurança pessoal e coletiva;
- Conhecer a historia dos meios de
transportes;
- Reconhecer os meios de transportes
aéreos, aquáticos e terrestres;
- Colaborar para a formação de
comportamentos que proporcionem segurança no trânsito e os comportamentos que
proporcionem ou comprometem essa segurança;
- Registrar comportamentos dos
motoristas e pedestres nas vias públicas;
- Analisar atitudes positivas e negativas, comparando-as com as normas estabelecidas no Código Nacional de Trânsito;
- Observar o movimento de pessoas
dentro da Escola;
- Analisar a influência do espaço e a direção na circulação interna da Escola; - Identificar regras de circulação como fatores importantes na ordem e segurança da Escola;
- Saber reconhecer e interpretar as
principais formas de sinalização no trânsito;
- Conscientizar sobre a relevância
dos primeiros socorros;
- Desenvolver a atenção e a percepção, aplicando-as à obediência à sinalização de trânsito;
- Trabalhar as virtudes
importantes na vida em sociedade, tais como: paciência, tolerância,
responsabilidade, coleguismo, humildade etc.
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Conteúdos curriculares a serem abordados:
R. Português, matemática, história,
geografia, arte, Ed. Física e prod. interativa
A) PORTUGUÊS
- Leitura de textos sobre trânsito,
- Elaboração de redações e poesias com essa temática,
- Interpretação de placas de trânsito com os seus significados, - Pesquisas dos fatos e noticias de acidentes causados no trânsito na cidade, - Debates e apresentação de vídeos.
- criação de HQS com a ajuda da
máquina de quadrinhos.
B) MATEMÁTICA
- Desenhos geométrico,
- Cálculo das multas de transito,
- Elaboração de gráficos e estatísticas de acidentes de
trânsito.
D) ARTES
- Composição de músicas e paródias,
- Cores dos semáforos,
- Organização de teatros e
dramatizações,
- Desenhos de faixas educativas,
- Recortes e confecção de meios de
transportes com utilização de materiais recicláveis.
- Releitura de obras de artes relacionada ao trânsito.
E) HISTÓRIA
- História dos meios de transporte,
- Origem e aspectos das profissões ligadas ao trânsito,
F) GEOGRAFIA
- O trânsito urbano, rural e nas grandes cidades,
- Noção de espaço das vias urbanas e ciclovias, - Estudo de mapas de rodovias e estradas vicinais, - Conhecimento das leis que regulamenta e institucializam os espaços, - Estudo da altitude, latitude, longitude e coordenadas geográficas com ênfase nos transportes aéreos e marítimos.
G) CIÊNCIAS
- Primeiros socorros,
- Poluição do Ar,
- Aquecimento Global,
- Combustíveis fósseis e
biocombustíveis.
H) PRODUÇÃO INTERATIVA.
- Estudo e releitura de poemas com
o tema trânsito.
- Reescrita e produção de teatro.
I) EDUCAÇÃO FÍSICA.
- Trabalhar
lateralidade
- Regras do ser e ser visto
- Regras do pedestre e ciclista.
J) STE
- Pesquisas.
- Criação de sleids sobre o tema
- Jogos educativos sobre o tema
- Produção de filmes e documentários relacionada ao tema
segurança no trânsito.
- Tabulação e criação de gráficos.
- criação de fotonovela com auxílio de fotoshop.
- produção e criação de acrósticos.
- Produção de HQS com o auxilio da máquina de quadrinhos.
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VII. Procedimentos
de Aprendizagem
· Descrever as atividades a serem realizadas com a STE e demais recursos
midiáticos, relacionando-as aos conteúdos disciplinares e/ou a projetos de
aprendizagem da escola;
·
· Texto sobre trânsito
· Pesquisa sobre o significado das placas de trânsito.
· Pesquisa de campo a redor da escola
· Sair ao redor da escola e verificar a sinalização
· Anotar em uma ficha cada um terá sua pasta o que foi levantado de
informações sobre o fato observado.
· Analisar dados sobre o índice de acidentes na nossa cidade.
· Tabular os dados em sala de aula com a ajuda do coordenador do além
das palavras.
· Construir gráficos na STE, com a ajuda do Excel.
· Após criar expor através de cartazes.
· Construir placas de sinalização para a orientação dos alunos ao redor
da escola.
· Fazendo a divulgação na sala de aula
· Construir com os alunos uma fotonovela sobre prevenção de acidentes
· Expor em um banner
· Criar HQs usando a máquina de
quadrinhos sobre o tema Trânsito.
· Expor em forma de gibi da turma.
· Montar juntamente com os alunos um documentário com os depoimentos dos
alunos sobe os cuidados que devemos ter no trânsito.
· Pesquisa de campo pesquisar com a sua família sobre o que está
faltando para melhorar o trânsito do seu bairro.
· Tabular os dados e expôr para comunidade escolar.
· Criar com os alunos um jornal escrito e falado com as tecnologias existentes na escola
· Criar com os alunos gráficos no Excel
· Pesquisar reportagens para anexar no jornal escrito e falado
· Textos de conscientização sobre o trânsito com exposição e dinâmicas
de debate em sala.
· Ensinar os alunos a manejar ferramentas de texto e pesquisa e foto
shop pára fotos a ser utilizado na foto novela.
· Ensinar os alunos a manejar ferramentas de produção de vídeos como
movimaker e pinacle para utilização no documentário
· Criar placas para conscientização da comunidade escolar
·
R.
|
· Descrever as estratégias/dinâmicas a serem utilizadas na realização
das atividades.
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VIII. Recursos tecnológicos
a serem utilizados nas atividades
Além dos recursos dos recursos midiáticos,
considerar outros recursos disponíveis na escola:
R. Dvds
Da Tv Escola, Computador, Máquina
Digital, Data Show, Notbook, Tela De Projeção.
IX. Produto Final
produzido pelos alunos
Especificar a previsão do que será produzido de
concreto pelos alunos com o uso das tecnologias. (livro,
filmes, documentário etc.)
R.
Documentário Sobre O Trânsito, Jornal Falado E Escrito, Hqs em forma de gibis E
Foto Novela, teatro e exposições que serão apresentados em uma culminância e no
blog do conecta.
X.
Avaliação E Resultados Esperados
Especificar
os critérios de avaliação das
atividades desenvolvidas pelos alunos com
a STE e demais
recursos midiáticos e os resultados esperados:
A avaliação do
“Projeto Trânsito na Escola” se dará durante todo o processo pedagógico, de
maneira que os profissionais de educação e demais colaboradores possam obter
informações e dados indicativos do aprendizado que pode ser medido através da
participação, interesse, entusiasmo e desenvolvimento das práticas em “Classe”
e “Extra-classe”.
Além disso, o professor e a equipe administrativa da Escola poderão observar a mudança de comportamento, de atitude, de postura ética e moral, nos educandos e demais segmentos da Escola. Isso será observado na convivência social, no contexto do trânsito enquanto pedestres, ciclistas, passageiros e futuros condutores.
Além disso, o professor e a equipe administrativa da Escola poderão observar a mudança de comportamento, de atitude, de postura ética e moral, nos educandos e demais segmentos da Escola. Isso será observado na convivência social, no contexto do trânsito enquanto pedestres, ciclistas, passageiros e futuros condutores.
Haverá também a
divulgação de um “Informativo”, que ocorrerá a cada seis meses, e a publicação
do “Relatório de Gestão” do Projeto, em dezembro, serão dois instrumentos
importantes de avaliação de todas as atividades e parcerias desenvolvidas no
decorrer de cada ano. Esses trabalhos servirão para sistematizar a organização
das ações, permitindo uma análise acurada dos dados, bem como para criar uma
melhor transparência na gestão do Projeto.
XI. Referências
utilizadas (livros, sites,
revistas, periódicos, etc.)
Bogue, E.A.T.; Ferreira, M.A.S.;
Silva, M.H.G. 2008. Trânsito - “Educação, Participação e Consciência”. Curso de
Mídias na Educação – Ciclo Básico – Universidade Federal de Campo Grande (MS). 7p.
BRASIL. 1997. Lei Federal nº 9.503, de 23 de setembro de 1997. Institui o Código de Trânsito Brasileiro. Diário Oficial da União, Brasília (DF), 24 de setembro de 1997.
BRASIL. 1997. Lei Federal nº 9.503, de 23 de setembro de 1997. Institui o Código de Trânsito Brasileiro. Diário Oficial da União, Brasília (DF), 24 de setembro de 1997.
BRASIL. MEC / Secretaria de Educação
Média e Tecnológica. 1999. Parâmetros Curriculares Nacionais. Ensino Médio.
Brasília (DF).
Faria, E.O.F. 2008. Desenvolvendo um projeto com o tema trânsito. APATRU – Associação de preventiva de acidentes e assistência às vitimas do trânsito. São José do Rio Preto (SP). Disponível em: http://www.transitocomvida.ufrj.br/DesenvolvendoProjetoComTemaTransito.asp
JESUS, DAMÁSIO. Notas ao art. 306 do Código de Trânsito Brasileiro: Crime de Embriaguez ao Volante. Disponível em: http://www.transito.hpg.ig.com.br
Lobo, B.L. 2008. Projeto Trânsito. Disponível em: http://brunaleaolobo.blogspot.com/2008/08/projeto-transito.html
Prefeitura Municipal de Gurupi / Secretaria Municipal de Educação e Desporto (SEMED). 2005. Projeto Educação para o Trânsito. Gurupi (TO). 14p.
Rodrigues, J.N. 2007. Placar da Vida: uma analise do Programa ¨Paz no Trânsito” no Distrito Federal. (Dissertação de Mestrado em Sociologia). Brasília. Universidade de Brasília. 116p. Disponível em: http://biblioteca.universia.net/ficha.do?id=32144564
SALERA JÚNIOR, G. 2008. Projeto Capoeira Viva. Gurupi (TO). Disponível em: http://recantodasletras.uol.com.br/artigos/1047416
SALERA JÚNIOR, G. 2008. Projeto Dança de Rua é Cidadania. Gurupi (TO). Disponível em: http://recantodasletras.uol.com.br/artigos/1214454
SALERA JUNIOR, G. 2008. Projeto de Educação Ambiental na Aldeia. Gurupi (TO). Disponível em:
Faria, E.O.F. 2008. Desenvolvendo um projeto com o tema trânsito. APATRU – Associação de preventiva de acidentes e assistência às vitimas do trânsito. São José do Rio Preto (SP). Disponível em: http://www.transitocomvida.ufrj.br/DesenvolvendoProjetoComTemaTransito.asp
JESUS, DAMÁSIO. Notas ao art. 306 do Código de Trânsito Brasileiro: Crime de Embriaguez ao Volante. Disponível em: http://www.transito.hpg.ig.com.br
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SALERA JUNIOR, G. 2008. Projeto de Educação Ambiental na Aldeia. Gurupi (TO). Disponível em:
http://recantodasletras.uol.com.br/artigos/1226616
SALERA JUNIOR, G. 2008. Projeto de Educação Ambiental na Escola. Gurupi (TO). Disponível em:
SALERA JUNIOR, G. 2008. Projeto de Educação Ambiental na Escola. Gurupi (TO). Disponível em:
http://recantodasletras.uol.com.br/artigos/1112201
SALERA JUNIOR, G. 2008. Projeto de Educação Indígena Krahô-Kanela. Gurupi (TO). Disponível em:
SALERA JUNIOR, G. 2008. Projeto de Educação Indígena Krahô-Kanela. Gurupi (TO). Disponível em:
http://recantodasletras.uol.com.br/artigos/1246149
SALERA JÚNIOR, G. 2009. Projeto Guarda de Trânsito Mirim. Gurupi (TO). Disponível em: http://recantodasletras.uol.com.br/artigos/1395259
Santos, W.B. 2008. Ética no Trânsito. Trânsito Brasil. Porto Alegre (RS). Disponível em:
SALERA JÚNIOR, G. 2009. Projeto Guarda de Trânsito Mirim. Gurupi (TO). Disponível em: http://recantodasletras.uol.com.br/artigos/1395259
Santos, W.B. 2008. Ética no Trânsito. Trânsito Brasil. Porto Alegre (RS). Disponível em:
http://www.transitobrasil.com.br/asp/noticia.asp?codigo=4376
Santos, W.B. 2008. Trânsito congestionado. Trânsito Brasil. Porto Alegre (RS). Disponível em:
Santos, W.B. 2008. Trânsito congestionado. Trânsito Brasil. Porto Alegre (RS). Disponível em:
http://www.transitobrasil.com.br/asp/noticia.asp?codigo=4378
Santos, W.B. 2008. Transito nas Escolas. Trânsito Brasil. Porto Alegre
Santos, W.B. 2008. Transito nas Escolas. Trânsito Brasil. Porto Alegre
(RS). Disponível em:
http://www.transitobrasil.com.br/asp/noticia.asp?codigo=4377
Vieira, R.A.; Alencar, C.S.; Solotani, J.C.D.; Gabiatti, R.K.; Mulinari, S.R. (Coords.). 2008. Projeto Trânsito na Escola - Escola Lóide Bonfim. Disponível em: http://cidadeeducadora.dourados.ms.gov.br/index.php?option=com_content&task=view&id=81&Itemid=2
ZANOBIA, ADEMIR & SARDINHA, JOSÉ CARLOS. 2007. Código de Trânsito Brasileiro anotado e seus recursos. 2ª Edição. BH Editora.
Vieira, R.A.; Alencar, C.S.; Solotani, J.C.D.; Gabiatti, R.K.; Mulinari, S.R. (Coords.). 2008. Projeto Trânsito na Escola - Escola Lóide Bonfim. Disponível em: http://cidadeeducadora.dourados.ms.gov.br/index.php?option=com_content&task=view&id=81&Itemid=2
ZANOBIA, ADEMIR & SARDINHA, JOSÉ CARLOS. 2007. Código de Trânsito Brasileiro anotado e seus recursos. 2ª Edição. BH Editora.
Prazo de
entrega até 04/09/2012
Enviar para o e-mail do seu
Professor Multiplicador do NTECGR
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